Histórias

Nosso grupo é formado por pessoas que adoram histórias tradicionais, principalmente as de tradição oral recontadas pelos excelentes compiladores e adaptadores brasileiros, mas não deixamos de incluir sempre uma ou outra história autoral. Nossa diversão é encontrar novas formas de contar as histórias individualmente ou em conjunto. Nosso repertório é sempre renovado. Gostamos de misturar ideias, contar e recontar cada história em combinações variadas. Já montamos e apresentamos as rodas abaixo em livrarias, cafés e espaços culturais.Nosso maior prazer é sentar em roda e partilhar um causo com nossos amigos.
Acompanhe nossa agenda se quiser entrar em nossas próximas rodas. 


Histórias personalizadas, contando a sua singularidade:
Propomos também dentro da arte de contar histórias, ouvir a sua história, reescrevê-la de uma forma simbólica e metafórica e contá-la. As histórias revelam a singularidade de cada um e, ao mesmo tempo, nos faz descobrir que há sentimentos, sensações que são coletivas, que são de todos e que cada um sente e expressa à sua maneira e jeito. As histórias que propomos reescrever e contar podem ser individuais, de casais, de famílias.
Estas histórias reescritas e contadas podem também ser uma especial forma de presentear.


Histórias de bobos, bocós e de sabidos
Uma roda de histórias sobre bobos um pouco sabidos, bocós um pouco espertos e sábios um tanto ingênuos. Contos de Ricardo Azevedo, Rosane Pamplona e Lindolfo Gomes.



Histórias de medo e espanto
Que tal sentir uma pontinha de medo em uma roda à luz de velas? Histórias de sacis, lobisomens, mortos-vivos e fantasmas, com a dose certa de música pra acalmar o friozinho na barriga.



Histórias do arco-da-velha
Arco da velha é outra maneira de chamar o arco-íris e também todas as coisas muito antigas ou muito espantosas. Nessa roda, contamos histórias de Ricardo Azevedo, Malba Tahan, Irmãos Grimm e contos da tradição oral. Uma roda colorida dos contantes contentes.


Histórias de magia e encantamento
As histórias de fadas são repletas de magos, bruxas, fadas e princesas encantadas. Nessa roda, selecionamos alguns contos encantados de Márcio Vassallo, Ricardo Azevedo e dos irmãos Grimm, que são acompanhadas por canções e brincadeiras.

Histórias maravilhosas de Ricardo Azevedo
Nessa roda, prestamos uma homenagem a um dos melhores escritores de histórias infantis do Brasil. Contamos uma história cheia de outras histórias coletadas e adaptadas por Ricardo Azevedo.

Em cada canto um conto
Uma roda de brincadeiras e histórias dos quatro cantos do mundo. Parlendas, jogos, quadrinhas, poemas de nossa infância entremeados de canções e histórias de nobreza, solidariedade e esperteza, vindas do Brasil, África, Rússia e Japão.